sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

minhas receitas japonesas

Um dia conheci o Toninho e a Alice, que me apresentaram a Beth e o Fábio, que me apresentaram a Sibele, que me apresentou o Koji, que é irmão da chef Mari Hirata. Se é que eu me lembro bem estive apenas uma vez com ela, em jantar na casa da Sibele e do César, mas não estou certo (existe um alemão que teima em provocar a desmielinização dos meus neurônios, sabe-se lá até quando). Todavia acompanho os textos que ela produziu nos últimos anos para várias publicações, especialmente a Folha de São Paulo e sempre ouço com prazer as histórias japonesas dela que a Sibele me conta vez ou outra. Pois ela acabou de publicar "As minhas receitas japonesas: o pequeno prazer ao alcance de todos". Mari é mesmo uma cozinheira de mão cheia e tem aquele treino que tornou-a uma professora, consultora, quituteira e chef reconhecidamente especial, dona de paciência e generosidade com seus alunos, senhora das formas de apresentar sem medo pratos novos ou técnicas milenares. Neste pequeno livro estão registrados textos inicialmente produzidos para a Revista da Folha e publicados entre o início de 2006 e o início de 2008. São histórias curtas, diretas, encantadoras mesmo, que adornam as receitas de pratos tradicionais japoneses. Ela sempre se preocupa com as possibilidades de adaptação destas receitas aos limites da oferta de ingredientes encontráveis no Brasil, principalmente no caso das receitas-base (dashi, missoshiru, teriyaki, mandju, por exemplo). Ao mesmo tempo que conta a história destes pratos ela deixa fluir seu bom humor, nos apresentando um tanto seu olhar de nisei radicada há mais de 20 anos em Tóquio. O livro conta com um objetivo glossário dos termos mais importantes. Por fim cabe dizer que ele serve como uma consultoria particular com a Mari (que tem uma agenda bastante disputada). Só é pena que junto com as belas fotografias o livro não traga também um tanto dos aromas e dos sabores dos pratos produzidos por ela. [início 21/12/2008 - fim 27/12/2008]
As minhas receitas japonesas, Mari Hirata, Publifolha,1a. edição (2008), brochura 14x21cm, 191 págs. ISBN: 978-85-7402-952-8

Nenhum comentário: