segunda-feira, 15 de outubro de 2012

no leer

Alejandro Zambra é professor universitário (da Universidad Diego Portales, do Chile), escritor (já publicou dois livros de poesia e três romances: Bonsái, La vida privada de los árboles e Formas de volver a casa) e crítico literário. Recentemente o primeiro de seus romances, Bonsai, de 2006, foi publicado no Brasil e Zambra ganhou alguma notoriedade por aqui. Em No Leer estão reunidas quarenta e sete crônicas e ensaios curtos sobre literatura, antes publicadas em jornais e revistas chilenos (nos últimos cinco ou seis anos). No período imediatamente anterior a esse ele manteve uma coluna regular de resenhas literárias, iniciada em 2002 e continuada por três anos, mas desse trabalho apenas uns poucos estão incluídos em No Leer. Isso se deve a uma distinção importante defendida por Zambra logo na introdução. Para ele o trabalho de leitor por encomenda de livros obriga um sujeito a tomar conhecimento de coisas muito ruins e, eventualmente, também aborrecer-se com os autores incomodados com as resenhas. Ele afirma que chegava a ler duas vezes livros que certamente abandonaria após uns poucos parágrafos, caso não fosse seu dever de ofício ler de fato os livros antes de resenhá-los. Por outro lado, as crônicas que ele passou a produzir após 2006 são fruto de escolhas pessoais e aleatórias dele, sem compromissos com pautas jornalísticas ou com o ritmo de divulgação das editoras. São textos realmente muito bons. Há alguma ironia neles, um bom humor que cativa o leitor e o faz pensar nas idéias que ele apresenta. Neles encontramos opiniões descompromissadas de um leitor sistemático e também análises mais robustas, acadêmicas, porém claras, fáceis de ler. Ele sabe desnudar parte da impostura inerente dos meios literários; fala da tirania das listas de leituras obrigatórias; do artificialismo das novidades geniais, das revoluções literárias anunciadas com alarde e das promessas enganadoras que são continuamente impostas pelos mercadores dos livros (nada que a um sujeito que acompanhe os cadernos de cultura de jornais e revistas brasileiros ou participe das redes sociais daqui não soe familiar). Aprendi um bocado com ele. Zambra fala muitos de autores chilenos, claro, mas também encontramos citações longas sobre Ezra Pound, Clarice Lispector, J.M. Coetzee, Jorge Luis Borges, Gustave Flaubert, Henry James e Cesare Pavese. Esse livro não é muito difícil de encontrar, mas aquele que preferir apenas conhecer as crônicas pode encontrar boa parte delas no site http://www.udp.cl/difusion/columnas/columnistas/Alejandro_Zambra.htm. Não chega a ser um tratado sobre os hábitos de leitura, mas é mesmo um livro muito bom.
[início: 15/09/2012 - fim: 25/09/2012]
"No leer: crónicas y ensaios sobre literatura", Alejandro Zambra, seleccíon y edición de Andrés Braithwaite, Barcelona: ediciones Alpha Decay (coleccíon Héroes Modernos #27), 1a. edição (2012), brochura 12,5x20,5 cm, 231 págs. ISBN: 978-84-92837-48-9 [edição original: No leer (Santiago: Ediciones Universidad Diego Portales) 2010]

Um comentário:

Joca Reiners Terron disse...

Li e curti bastante. Alguns artigos, não sei se você viu, estão sendo publicados no blogue da Cosac. E acaba de sair uma edição argentina, mas duvido que seja tão bonita quanto a da Alpha Decay.

abrazo
PS. Desculpe por aquele dia, já estava pra lá de Araçatuba.